A Cabeça De Oxóssi
- Chris Kelly
- 24 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

Quando Oxóssi desencarnou, ele entrou pela terra e deixou de fora sua cabeça para que ela fosse removida espiritualmente. Para nós iorubás, a cabeça, ori, é o centro vital, é tudo. Quem cuida de seu ori, cuida de todo corpo. Cuida do passado e do presente. É responsabilidade de Arole Oduduwa, Ooni de Ifé, cuidar da cabeça de Oxóssi.

A cabeça de Oxóssi (na foto) não é uma representação de madeira ou pedra, é sim, a original, que se converteu em uma efígie de pedra viva.
Oxóssi é um orixá poderosíssimo. Todos os meses de janeiro (entre 15-17) se celebra na cidade de Ifé, o Festival de Obatala, e a festa de Oxóssi tem lugar preservado no festival.
No dia da festa de Oxóssi, é o único dia em que a cabeça de Oxóssi é retirada do Palácio e levada até o asè de Obatala. No percurso mantêm se a cabeça alimentada com bebida alcoólica. No asè de Obatala, Ooni de Ifé realiza os sacrifícios, faz as preces para que todo o povo tenha um ano próspero. Prosperidade não é só financeira, mas sucesso em tudo que você colocar sua cabeça, sua força, seus projetos, sonhos, interesses.
Este dia também um dos únicos dias em que é permitido o rei dançar. E quando Ooni se move, pessoa são tomadas pelo espírito de Oxóssi e entram em transe. Dançar é exclusivamente espiritual para Ooni de Ifé.
É um dia de festa. De força pois Muita energia é liberada e todas as preces feitas junto ao sacrifício realizado a Oxóssi são atendidas. É uma experiência única pisar o chão que nossos antepassados pisaram e poder reverenciar aquele que nos concede a fartura.
Oke Aro! Arolê!
O ti See se ooo!
PAI FOLHA
Mas Quem é Oxóssi?
Dia 20 de Janeiro comemora-se o dia de Oxóssi, na Igreja católica, São Sebastião.
Oxóssi na umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos. Oxóssi é o orixá da caça e da fartura, os fiéis costumam solicitar o seu auxílio para solucionar problemas no trabalho e desemprego. Afinal, a busca pelo pão-de-cada dia, a alimentação da tribo costumeiramente cabe aos caçadores.
Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.
Todos temos um pouco de Oxóssi em nós. Todos somos caçadores nesta vida. Caçamos amores. Caçamos felicidade. Caçamos amizades. Caçamos nossos desejos. Caçamos o cumprimento do nosso destino neste plano. Então, que Oxóssi nos ilumine e nos ajude nessa grande caçada chamada vida!
"Todos os caboclos pararam para ver a procissão de São Sebastião... 🎶"
Fonte: Candomblé, Umbanda,Simpatias, Orações🍃🍃 Em busca do Conhecimento🍃🍃
Comentarios